Aplicação e Execução de Projetos – As Eletivas e os Itinerários Formativos

Aplicação e Execução de Projetos – As Eletivas e os Itinerários Formativos

Baseado em 7 avaliações
  • 1104 Alunos matriculados
  • 30 Horas de duração
  • 41 Aulas
  • 11 Módulos
  • 20 Avaliações
  • 6 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 19,16 (ou R$ 190,80 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Muito bom"
Maria
mais avaliações
  • No Módulo IV vamos explicar o que é uma disciplina eletiva diretiva e o que é uma disciplina livre. Discutir cada ponto de construção que deve ser levado em consideração.
  • Apresentaremos propostas metodológicas de como fazer com que as disciplinas eletivas sejam interessantes. A proposta é mostrar como se constrói uma eletiva passo a passo. Ensinar na prática como se realiza a construção de um projeto de eletivas baseado na pesquisa dos estudantes.
  • Trabalharemos os fundamentos orientadores para a construção dos itinerários formativos, orientado pelas diretrizes do MEC, abordando os 5 itinerários formativos, bem como os itinerários integradores, as trilhas do conhecimento, sobre as habilidades a serem desenvolvidas pelos itinerários formativos, terminando com uma apresentação dos eixos estruturantes.
  • Será abordado sobre cada eixo estruturante, o que ele trabalha, a sequência lógica, as habilidades associadas a cada área do conhecimento e ao itinerário referente à formação profissional.
  • Também vamos usar exemplo de um esboço de itinerário e mostrar como podemos trabalhar e a dinâmica prevista a ser utilizada pela rede, levantar reflexões e associar o trabalho com as metodologias ativas.
  • Finalizando o módulo com uma listagem de temas que podem ser trabalhados como itinerários formativos, fazer o link com o núcleo comum, projeto de vida, expectativas, área de atuação que envolve cada itinerário, qual o perfil que a escola possui, análise da estrutura para que faça a oferta do itinerário.
6 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

Todos os profissionais da educacional pública e privada que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos, progredirem na carreira educacional e disserminar conhecimento de qualidade.

FOCUS DO SABER EDUCACIONAL
""


Somos uma instituição educacional que preza pela valoração do professor que se posiciona de forma diferenciada em busca de relações propositivas entre teoria e prática, na apropriação e discussão de inovações tecnológicas, na valorização da interdisciplinaridade, nas propostas pedagógicas inovadoras, nos estudos propostos pela BNCC, na formação global dos estudantes e no tratamento de uma educação qualitativa. Nesse sentido, vale ressaltar alguns esclarecimentos e princípios legais de  reconhecimento que temos por meio de instituições regulamentadoras da educação nacional. 

O MEC é responsável por autorizar cursos graduação e pós-graduação. As Secretarias Estaduais validam os cursos de ensino médio, os técnicos profissionalizantes e a educação de jovens e adultos. Já os cursos livres têm como foco o aprendizado pontual para qualificação profissional são validados pelos Conselhos Estaduais de Educação. Caso a instituição tenha interesse em propiciar e evidenciar sua seriedade perante as instituições regulamentadoras. Visto que os cursos livres passaram a integrar a Educação Profissional como Nível Básico após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional como previsto por lei na Constituição Federal que Educação é um direito de todos.

Diante do compromisso junto aos cursistas a Focus do Saber é uma instituição que oferece cursos livres autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (Resolução CEE/CEP N. 57, de 13 de maio de 2021).

RESOLUCAO.pdf

Conteúdo Programático

  • 1. Boas Vindas a Focus do Saber Educacional
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [Quiz]
  • AULA 01 – Estrutura das Disciplinas Eletivas
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 01 – Estrutura das Disciplinas Eletivas
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [Quiz]
  • AULA 02 – Como construir a proposta de disciplinas eletivas com base na BNCC
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 02 – Como construir a proposta de disciplinas eletivas com base na BNCC
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [Quiz]
  • AULA 03 – Propostas metodológicas na construção de eletivas
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 03 – Propostas metodológicas na construção de eletivas
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [Quiz]
  • AULA 04 – Construção de Eletivas
  • 4. [Atividades Complementares]
  • AULA 04 – Construção de Eletivas
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [Quiz]
  • AULA 05 – Fundamentos dos Itinerários Formativos
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 05 – Fundamentos dos Itinerários Formativos
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [Quiz]
  • AULA 06 – Entendendo as trilhas do conhecimento
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 06 – Entendendo as trilhas do conhecimento
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [Quiz]
  • AULA 07 – Eixos Estruturantes
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 07 – Eixos Estruturantes
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [Quiz]
  • AULA 08 – Como trabalhar com os Itinerários Formativos
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 08 – Como trabalhar com os Itinerários Formativos
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [Quiz]
  • AULA 09 – Analisando propostas de Itinerários Formativos
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 09 – Analisando propostas de Itinerários Formativos
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [Quiz]
  • AULA 10 – Oficina de Itinerários Formativos
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 10 – Oficina de Itinerários Formativos
Voltar ao topo