Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida

Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida

Baseado em 10 avaliações
  • 1003 Alunos matriculados
  • 30 Horas de duração
  • 33 Aulas
  • 9 Módulos
  • 16 Avaliações
  • 6 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 20,07 (ou R$ 199,80 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Foi de extrema importância, e de muito aproveito."
Naldinhophn@hotmail.com
mais avaliações
  • No Módulo II falaremos sobre a questão do engajamento por parte dos professores e estudantes. A construção coletiva das eletivas, levando em consideração o contexto escolar, as suas fragilidades e potencialidades, sempre observando o desenvolvimento da voz ativa do estudante neste processo.
  • Vamos aprender a motivar nossos jovens através da integralização da equipe – escola – comunidade escolar motivada e engajada.
  • Vamos falar também sobre quem é esse jovem que estamos atendendo. Falar sobre suas fragilidades e potencialidades. Transcorrer sobre a visão de adolescência e juventude trazidas pela BNCC e os desafios que o professor-escola encontram.
  • Trazer a luz o que é protagonismo juvenil, destacando se o professor é protagonista de sua própria história. O que a BNCC traz sobre esse tema? Nesse contexto, mostraremos que protagonismo juvenil vai além da questão de um componente curricular e sim de envolver o estudante nos desafios que a escola enfrenta e contar com sua parceria na construção de um ensino melhor. É estar aberto aos estudantes. É torna-lo participante ativo do processo de construção de aprendizagem.
  • Visto tudo isso, vamos então retomar a questão do ser protagonista nesse processo. Aqui vamos falar sobre práticas de se trabalhar o conceito de juventude, destacando as características dessa fase da vida.
  • Por fim associar o trabalho desenvolvido no Projeto de Vida com a escolha dos estudantes. Esse processo se inicia quando ele escolhe as disciplinas eletivas que quer cursar, baseado no que ele quer fazer da sua vida. O Projeto de Vida leva o estudante a refletir em relação às escolhas conscientes e traçar caminhos a serem seguidos.
6 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

Todos os profissionais da educacional pública e privada que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos, progredirem na carreira educacional e disserminar conhecimento de qualidade.

FOCUS DO SABER EDUCACIONAL
""


Somos uma instituição educacional que preza pela valoração do professor que se posiciona de forma diferenciada em busca de relações propositivas entre teoria e prática, na apropriação e discussão de inovações tecnológicas, na valorização da interdisciplinaridade, nas propostas pedagógicas inovadoras, nos estudos propostos pela BNCC, na formação global dos estudantes e no tratamento de uma educação qualitativa. Nesse sentido, vale ressaltar alguns esclarecimentos e princípios legais de  reconhecimento que temos por meio de instituições regulamentadoras da educação nacional. 

O MEC é responsável por autorizar cursos graduação e pós-graduação. As Secretarias Estaduais validam os cursos de ensino médio, os técnicos profissionalizantes e a educação de jovens e adultos. Já os cursos livres têm como foco o aprendizado pontual para qualificação profissional são validados pelos Conselhos Estaduais de Educação. Caso a instituição tenha interesse em propiciar e evidenciar sua seriedade perante as instituições regulamentadoras. Visto que os cursos livres passaram a integrar a Educação Profissional como Nível Básico após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional como previsto por lei na Constituição Federal que Educação é um direito de todos.

Diante do compromisso junto aos cursistas a Focus do Saber é uma instituição que oferece cursos livres autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (Resolução CEE/CEP N. 57, de 13 de maio de 2021).

RESOLUCAO.pdf

Conteúdo Programático

  • 1. Boas Vindas a Focus do Saber Educacional
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [ Quiz]
  • AULA 01 – Engajamento e Motivação
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 01 – Engajamento e Motivação
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [ Quiz]
  • AULA 02 – Visão sobre adolescência e juventude trazidas pela BNCC
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 02 – Visão sobre adolescência e juventude trazidas pela BNCC
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [ Quiz]
  • AULA 03 – Protagonismo Juvenil
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 03 – Protagonismo Juvenil
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [ Atividades Complementares]
  • AULA 04 – O protagonismo jovem na prática
  • 4. [ Quiz]
  • AULA 04 – O protagonismo jovem na prática
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [ Quiz]
  • AULA 05 – Ação docente associada ao Projeto de Vida
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 05 – Ação docente associada ao Projeto de Vida
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [ Quiz]
  • AULA 06 – Projeto de Vida e Juventudes
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 06 – Projeto de Vida e Juventudes
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [ Quiz]
  • AULA 07 – Condução do Projeto de Vida
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 07 – Condução do Projeto de Vida
  • 1. [ Vídeo Aula ]
  • 2. [ Material Teórico ]
  • 3. [ Quiz]
  • AULA 08 – Importância do trabalho do Projeto de Vida integrado à parte de flexibilização Curricular
  • 4. [ Atividades Complementares]
  • AULA 08 – Importância do trabalho do Projeto de Vida integrado à parte de flexibilização Curricular
Voltar ao topo